quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cativar significa criar laços


(...) - Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens também. E isso me incomoda um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembrei de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...

A raposa calou-se e observou por muito tempo o príncipe:

- Por favor... cativa-me! – disse a raposa.

- Eu até gostaria – disse o principezinho – mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.

- A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa. – Os homens não têm muito tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!

- Que é preciso fazer? – perguntou o príncipe.

- É preciso ser paciente – respondeu a raposa. – tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás um pouco mais perto...

No dia seguinte o príncipe voltou.

- Teria sido melhor se voltasses à mesma hora. – disse a raposa. – Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz! Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração... É preciso que haja um ritual. (...)



---

Um dos livros mais lindos que eu já li. O Pequeno Príncipe feito pra todas as idades. Um verdadeiro manual pra vida. Se você tiver um tempinho sobrando por ai, leia também. Vale muito à pena. (:

18 comentários:

  1. É preciso cativar a alma, o coração, prepará-lo com os mais belos sentimentos, para que a felicidade venha com toda a fé!
    Um beijo Mandy!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!!!

    Que lindo este trecho do livro!
    Para cativar alguém não é nem preciso usar as palavras!
    Lindo!!!

    Estou de volta! Que bom estar blogando novamente!!!

    Quero saber de TODAS as novidades que aconteceram na minha "ausência".

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li quando era mais nova e não tinha a mesma perspectiva de agora. Tive vontade de ler novamente. A cada leitura, uma nova descoberta. Vou correr e pegar o livro para ler, rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tem uns dois anos que eu descobri que esse livro não é infantil. Eu estava na casa de uma amiga, e por acaso começou a folhea-lo, foi quando me encantei completamente, porém, até hoje não o pude terminar de ler. Mas pretendo.

    ResponderExcluir
  5. nunca li mas por esse trecho deu pra ver que é bem bonito mesmo.
    parabéns pelo blog beijos !

    ResponderExcluir
  6. Ah o pequeno príncipe... e um dia a gente descobre que 'o essencial é invisível aos olhos'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ne preciso dizer como gosto do Pequeno Príncipe. Você deve se lembrar que quando o meu blog se chama 'Não solta a minha mão nunca, tá?!' meu cabeçalho era justamente ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Os sentimentos vem com o vento, não os esperamos, eles apesar surgem ao nosso lado (ou dentro de nós). Se soubessemos a hora certa, nos prepararíamos para o que veria (seja pra bem ou pro mal), mas e aí? O que seria de nós sem a surpresa de um amor inventado ou uma amizade recriada?

    Pequeno Princípe é lindo demais mesmo. Posso lê-lo por diversas vezes...

    ResponderExcluir
  10. Emocionei com o seu comentário na minha história. O fim ainda não chegou, não sei o que escrever no final. Um final feliz seria clichê e colocar algo inesperado, vai fazer com que prenda a atenção do leitor. Então, dizer que o fim será feliz, é mentira. Eu tenho certeza que o teu será diferente, por ser verdadeiro :)

    Um beijo, minha querida.

    ResponderExcluir
  11. "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... "


    doce e suave como vc!

    ResponderExcluir
  12. Sempre amei o pqno principe... é uma divina leitura ^^!
    Vou seguir e quando tiver tempo volto pra ler mais ♥!
    dá uma olhada no meu blog? Ele é de Fics interativas, ~pra qm não sabe, umas historinhas que o pessoal faz que vc pode colocar o nome e participar da história como principal \o/, no meu blog tem um link que explica melhor ^^~
    link: om-ga.blogspot.com

    beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  13. Mandy,
    Tem selinho p/ vc no meu blog.
    Beijos,
    Gi.

    ResponderExcluir
  14. Aí, eu sempre esqueço de pedir emprestado pra minha amiga. Que agonia. Quero o ler logo!

    ResponderExcluir
  15. O Pequeno Príncipe é tããããao lindo! *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Mandyy,que lindo!

    Vejo que preciso ler "O pequeno príncipe" com urgência!

    Muito obrigada pela dica!

    Bjinhos***

    ResponderExcluir

Volte sempre, querido(a) :}