sexta-feira, 2 de julho de 2010

E o sonho acabou!

Então é assim mesmo? Perdeu é hora de rasgar a camisa, de fingir que não torce pro Brasil, de tirar as bandeiras, de guardar o ‘uniforme’, das lojas colocarem tudo em liquidação? Sempre julguei todos que pensam dessa forma. Sempre briguei pela falta de patriotismo, e invejei os países que sabem bem o que significa isso.

Acabou! Acabaram os poucos momentos em que o país se veste de verde e amarelo. Acabou o orgulho de ser brasileiro. Acabaram todas as comemorações. O tempo fechou. E chegou o momento das lágrimas. Lágrimas de tristeza, de raiva. Lágrimas de um quase que ficou só no quase. Lágrimas por causa de uma esperança que foi perdida.

Sim, perdemos a esperança (e o jogo) pro pior adversário que poderia existir – a emoção. E foi assim, que o sonho do hexa-campeonato foi deixado pra trás. Adiado. Não consigo nem explicar direito como me sinto ou o que penso. Não vou conseguir exemplificar em palavras o tamanho da dor e da revolta que paira no ar. Nem vou apontar culpados.

Vou, talvez, fazer somente um pedido. Nos empenhamos para organizar festas, para decorar cidades, porque não usamos esse patriotismo temporário para também organizarmos o país?! Sim, vamos transformar esse Brasil em um lugar melhor pra se morar, pra se viver, e principalmente, pra se construir sonhos ainda maiores.












"Entre outras mil, és tu Brasil, oh pátria amada Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil. "


12 comentários:

  1. Te indiquei para um meme de fotografias...

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  2. Acho tão errado quem cria patriotismo a cada quatro anos, e em questão de minutos... puff, acabou! Não posso ficar criticando ninguém também, porque afinal não tenho se quer uma camiseta verde e/ou amarela, mas por fim também não me sinto mais brasileiro somente a cada copa.

    ResponderExcluir
  3. Mandy! conocordo totalmente com você!!! Perder pra Holanda e ter que adiar o Hexacampeonato foi tristeee... confesso que cheguei a chorar!! Mas sinceramente, durante todos esses dias que o Brasil participou da copa eu olhava ao meu redor e me perguntava o porquê desse patriotismo só aparecer em época de copa!! Poderíamos muito bem usá-lo para promover um país com menos desigualdade e corrupção e com mais justiça!!

    Beijo :**

    ResponderExcluir
  4. adorei as imagens no final, me disseram muito, principalmente as das camisas, fazem um contraste muito forte.
    as pessoas não costumam concordar comigo quando eu dizia que aprovava toda essa 'alienação' da população na copa do mundo, mas eu apoiava porque tinha esperança de que o patriotismo estive dormindo no coração das pessoas e a copa do mundo servisse pra acordá-lo, bom, a copa acabou pra gente, mas confesso que a minha esperança ainda continua de pé. dizem que as coisas tem que começar pela gente né, então, tô fazendo minha parte :)

    ResponderExcluir
  5. Ficou a revolta, apenas. E foi um erro, talvez. Será que a gente já sabia que isso não daria certo? Colocamos tanto a culpa no Dunga, mas será que é o único culpado? Eu evito me fazer tantas perguntas para não sofrer mais. A dor é grande, mas temos a chance de ganharmos na próxima. Próxima.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu assino emabaixo, totalmente! Ter que aguentar brasileiro que só é brasileiro em época de copa...

    ResponderExcluir
  7. É verdade! Não podemos ter patritismo só durante a copa né? O nosso país e a nossa cultura estão aqui ainda! Adorei o blog, bjoo!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, adoro a real cultura do Brasil. A literatura, os teatros, as músicas, as histórias. Mas não sou patriota. Simplesmente porque aqui patriotismo é totalmente distorcido. Só em Copa do Mundo, nem ao menos na Seleção de outros jogos nas Olimpíadas, por exemplo. Simplesmente porque o que dizem ser patriotismo me cansa, é falso demais pra mim. Admiro, sim, várias coisas do país assim como vejo várias coisas por melhorar.
    Mas não fiquei nem um pouco triste com a seleção ter perdido a Copa. Não mudaria nada na minha vida, não acresentaria nada. Só me poupou de ouvir as vuvuzelas irritantes :)

    Mas, devo dizer que adorei seu post, o ponto de vista e o que passou pras pessoas :D

    ResponderExcluir
  9. Eu acho uma tremenda hipocrisia as pessoas declararem tanto amor pelo Brasil somente em época de copa e depois que acaba ou qdo o Brasil perde td volta a ser como antes.

    Amanda, quero te falar que fiquei muito feliz com seu comentário e ainda mais por ter feito vc refletir e tomar sua decisão, é sempre bom saber que o que eu escrevo ajuda as pessoas a pensarem na vida e a maior intenção desse conto é isso msm, levar os leitores a refletir nos verdadeiros valores da vida.

    PS: Já assisti Tróia sim, hehe
    PS2: Te dei um follow no twitter.

    Bjs e eu que agradeço pela presença no meu blog...

    ResponderExcluir
  10. Sou pouco patriota, confesso. Jogos do Flamengo me trazem muito mais emoção, ansiedade, borboletas no estômago e batimentos acelerados. É normal você sentir uma paixão maior pelo seu time, aquele que você assiste jogar toda semana - as vezes até, duas vezes por semana - do que pelo seu país, com uma seleção formada por craques que só ouvimos falar na página de esporte internacional do jornal, a qual você assiste de quatro em quatro anos e para não soar tão cruel, uma vez por outra no ano. Não torço com tanta fé e exaltação pelo Brasil quanto pelo meu time, mas torço pelo país em si. Pelo desenvolvimento desse mundinho de Deus que as vezes me tira as esperanças. Torço pra que meus dejetos não acabem indo para Brasília onde eles realmente merecem estar. Torço pela ética no Senado e nas ruas mesmo. Conscientização socio-política! Torço pra que todos tenham o que comer e aonde dormir. E que dias de chuva sejam dias felizes e não dias de tortura. É por isso que torço. Torço para algo além de 11 jogadores que pouco vejo e pela bandeira que balançava na minha janela há poucos dias atrás.

    ResponderExcluir
  11. até eu que não acompanhei os jogos todos fiquei um pouco triste com a saída do Brasil. Somos o país do futebol, mas os jogadores não tiveram 'sangue frio' pra aguentar a pressão de começar ganhando e deixar o adversário virar.
    Acontece!
    Daqui à 4 anos tem de novo :)
    Mas, não vou mentir que fiquei feliz por um lado: chega de vuvuzelas!!

    ResponderExcluir
  12. o futebol acaba por ser uma fuga à realidade

    gostava de ver as pessoas que gritam pela selecção pagando impostos e não sujando a rua com a caca do seu cãozinho - isso sim, seria patriotismo!

    ResponderExcluir

Volte sempre, querido(a) :}